top of page
Capa 800px.jpg
Foto do escritorBreno Vieira dos Santos

Advocacia pós-Covid-19

Atualizado: 6 de jul. de 2022

Já estamos há um ano enfrentando essa situação de pandemia e isolamento. Enquanto o Judiciário tem acelerado o processo de virtualização, a advocacia parece caminhar na contramão e lutar para continuar com os atendimentos presenciais. Aqui no escritório, migramos para um modelo 100% digital em junho de 2019 (bem antes da pandemia). O que mais recebemos foram olhares e perguntas incrédulos de se isso daria certo.


Agora, o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) já autorizou a criação do Juízo 100% Digital e alguns tribunais começam a aderir a esse formato. Também começam a ser criados os balcões virtuais para atendimento dos advogados.


Mesmo com tudo isso, vejo muita gente lutando para voltar ao que tínhamos antes da pandemia. Entendo que nem todos vão se acostumar com a novidade. Muita gente ainda vai querer o atendimento presencial. Mas o advogado tem que ter o mínimo de adaptabilidade. O formato digital representa, pelo menos, economia de tempo e comodidade para cliente e advogado. Nesse momento, representa também segurança para um atendimento sem contato direto.


Também representa a possibilidade de ser atendido por um advogado de qualquer lugar do país, e de ter clientes em qualquer lugar do mundo. Não existe mais isso de que as pessoas não querem ser atendidas por meio virtual.


Com o atual cenário, pessoas que nunca haviam comprado pela internet, passaram a realizar compras pelo e-commerce. Quem nunca tinha participado de reunião online, agora faz chamadas de vídeo com frequência.


As pessoas passaram a usar mais a internet e agora há a possibilidade de o escritório ficar 24 horas aberto, 7 dias por semana. Pense, qual a possibilidade de alguém, andando pela rua às 20h, ver a placa de um escritório e querer entrar para conversar com um advogado? Provavelmente não terá ninguém ali. Mas com uma estrutura virtual, será possível que esse potencial cliente navegue pelas páginas e até solicite atendimento em horário comercial.


Se você realmente quer viver da advocacia, vai ser necessário muito mais do que aprender um monte de leis.



Breno Vieira dos Santos é advogado e presidente da Comissão Especial de Gestão, Empreendedorismo e Inovação da OAB/AC.

5 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page